Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

De volta à Defesa Civil.

Depois de dois anos estou de volta à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Amapá - CEDEC. Infelizmente pouca coisa mudou na cultura de prevenção de desastres da sociedade amapaense.
Os desastres são, cada vez mais, uma constante nas cidades brasileiras, e no Amapá não é diferente. É preciso que nossas autoridades comecem a perceber que todo e qualquer projeto de desenvolvimento deve ser acompanhado de uma criteriosa avaliação e análise das vulnerabilidades locais referente aos desastres.
Os desastres podem ser naturais, antropogênicos ou mistos e a vulnerabilidade dos cenários atingidos determina a intensidade dos danos e prejuízos decorrentes.
A adoção de uma política que valorize a prevenção desses eventos é muito mais eficaz do que simplesmente atuar na resposta dos sinistros já ocorridos. A população deve participar de forma integral na busca de uma cultura prevencionista voltada para a mitigação da possibilidade da ocorrência de desastres.
Recursos financeiros, políticas públicas responsáveis e participação da sociedade são os pilares de uma política de segurança global da população.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pausa forçada.

Fiquei sem postar esses dias devido estar frenquentando um módulo da pós-graduação que estou cursando: Segurança Ambiental. Tratando de gerenciamento de riscos, estudo de impacto ambiental, relatório de impacto no meio ambiente, etc, etc...

Além do mais, machuqei a mão direita jogando futsal no quartel e não tá dando pra digitar direito. Voltarei logo.